As composições do pernambucano inspiram outras atividades na programação até o dia 21 de julho
O centenário de Luiz Gonzaga (oficialmente o 13 de dezembro de 2012) não passa em branco no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). A obra do artista, homenageado nesta edição do evento, foi lembrada logo nos shows de abertura, que aconteceram nesta quinta-feira, na Esplanada Guadalajara, com atrações como Dominguinhos, a Família Gonzaga e Elba Ramalho. As composições do pernambucano inspiram outras atividades na programação até o dia 21 de julho, quando termina o festival.
Uma queima de fogos abriu a programação no Polo Guadalajara, que é o maior palco do FIG. Já o primeiro show da noite foi o de Mourinha do Forró e começou por volta das 21h. Vestindo os trajes típicos dos vaqueiros nordestinos, o artista falou sobre a responsabilidade de se apresentar em uma homenagem a Luiz Gonzaga e tocou muito forró para animar o público que começava a chegar na praça. Ele interpretou músicas como Sanfoninha choradeira e o show terminou pouco antes das 22h.
A Família Gonzaga deu continuidade ao evento de abertura. O grupo é formado pelo neto de Luiz e filho de Gonzaguinha, Daniel Gonzaga, e por Maria Lafaete, Joquinha e Sérgio Gonzaga. "Eu vou cantar Baião da garoa, que é uma música que mexe muito comigo e lembra muito a minha infância", afirmou Maria nos bastidores pouco antes de subir ao palco com a família.
Elba Ramalho, que chegou a gravar com Luiz Gonzaga, e Dominguinhos, considerado o herdeiro artístico do artista pernambucano, eram as atrações seguintes. O projeto Viva Gonzagão, que reúne a banda Forró e Ai com artistas de diversas gerações, foi o escolhido para encerrar esta primeira noite do festival.
A presença do público no FIG deve ser mais forte a partir de sexta, pois, além de ser um fim de semana, este é o dia em que começam as apresentações em outros palcos do festival. Mas já neste primeiro dia de evento era possível ver os turistas chegando na cidade para se instalar nos hotéis e casas alugadas nesta temporada. Durante o dia, eles podiam aproveitar o clima agradável e ensolarado do Agreste para passear, pois a chuva fina só foi marcar presença no início da noite, quando a temperatura caiu um pouco (os termômetros marcavam 19).
Do JC

0 Comentários