
Rua 04 de Outubro: não só a cidade de Agrestina, como outros municípios brasileiros, possuem rua com esta nomenclatura. A data refere-se a Revolução de 1930. Quando Vargas reúne adeptos de vários estados brasileiros e assume a presidência da República, pondo fim ao período histórico denominado República Velha.
Praça João Pessoa: Diversos outros municípios também homenageiam esta personalidade política com nomes de ruas. Inclusive a capital do estado da Paraíba do qual o homenageado foi Governador. João Pessoa foi candidato ao cargo de Vice-Presidente nas eleições de 1930. Porém foi assassinado no Recife em 26 de julho de 1930. A morte dele foi o estopim para a Revolução de 1930.
Rua Rufino Cardoso: Em homenagem a um grande benfeitor de Bebedouro. Em documentos da Assembleia Legislativa de Pernambuco seu nome aparece como sendo o idealizador da construção da barragem construída com o objetivo de represar as águas do Rio Mentirosos e, abastecer a população do lugarejo. Em sua homenagem, a rua que fica ao lado da barragem, recebeu seu nome.
Rua Dom Luís de Brito: Em homenagem ao 1º Arcebispo de Olinda e Recife. Após Visita Pastoral no Agreste Pernambucano em dezembro de 1912, resolveu elevar a categoria de Paróquia a então capela de Santo Antônio, localizada na Vila de Bebedouro. A sugestão para que uma das ruas de nossa cidade recebesse seu nome, deve-se ao Padre Adalberto Damasceno. Tal sugestão foi apresentada no ano de 1937, durante as comemorações das Bodas de Prata da Paróquia.
Rua Cônego Júlio Cabral (antiga Rua do Surrão): Primeiro Padre nomeado para a recém-criada Paróquia de Santo Antônio, aqui foi recebido de forma festiva em dezembro de 1913, permaneceu regendo a Paróquia durante anos. No município de Caruaru, tem uma rua em sua homenagem, tendo em vista que o mesmo exerceu durantes anos a missão de vigário em Caruaru, com grande projeção social naquela cidade. Segundo informações de BARBALHO, Padre Júlio, foi diretor do Colégio Sagrado Coração. Por sugestão de Padre Adalberto Damasceno, a antiga Rua do Surrão, mudou a nomenclatura.
Rua Capitão Manoel Matulino: Homenagem ao primeiro sub-Prefeito de Bebedouro (1928-1930), o mesmo era membro integrante da tradicional família Assunção, radicada no Povoado de Pé de Serra dos Mendes. A família Assunção sempre gozou de enorme prestígio político e social, eram grandes proprietários de terra em Pé de Serra dos Mendes, onde a família se dedicava a plantação de café.
Rua João de Deus: Em homenagem a João de Deus Correia e Sá, do qual descendem família numerosa radicada em Agrestina. Era conhecido popularmente como Sr. Nô. Genitor de Chico de Nô, Manoel de Nô, homens de saudosa memória, irmãos de Sr. Sate de Nô. Era Capitão da Guarda Nacional, título ostentado por pessoas que gozavam de prestígio político e econômico na localidade.
Rua Dr. Nestor Varejão: Recebe esta denominação em homenagem a um Juiz de Direito da Comarca de Altinho. Em Altinho também tem uma rua em memória a este homem público. O prédio do Fórum da Comarca de Ibirajuba também presta memória ao juiz Nestor Varejão, que foi assassinado em Praça Púbica do Altinho no dia 07 de fevereiro de 1957. Em Agrestina, a Rua da Cadeia, também conhecida como a antiga rua da feira de fruta, presta honra póstuma ao juiz.
Rua Cel. João Guilherme: Uma principal artéria pública da cidade, porta de entrada no município, recebe este nome em homenagem ao principal líder político do povoado de Bebedouro, dele descendem uma família numerosa e de grande destaque político e social da região Agreste, bisavô da atual Prefeita de nossa cidade. A ele pertencia o antigo sobrado, onde ele é localizado o estabelecimento comercial denominado Moveletro.
Rua Cantinho José Jorge: A rua recebeu este nome em homenagem ao ex-Senador José Jorge. Por ser inconstitucional colocar o nome de pessoas vivas em prédios públicos ou logradouros, para resolver o impasse colocar a palavra Cantinho. O político homenageado era integrante do antigo PFL (Partido da Frente Liberal), que em Agrestina era comandando por Benito Ribeiro.
Av. Severino Pimentel Magalhães: Em homenagem ao integrante da família Pimentel, avô do ex-Vereador Márcio Pimentel. Líder político de Agrestina, participou como membro da Junta Revolucionária de Bebedouro em 1930. Na época que seu neto foi Vereador, apresentou o Projeto de Lei na Câmara, para prestar homenagem a seu parente.
As informações repassadas foram obtidas através da pesquisa em diversas fontes: livros, pesquisa oral, pesquisa bibliográfica, arquivos públicos do município e internet. Espero que tenham aprendido um pouco mais sobre a história do nosso município, através desse “passeio” que fizemos nas ruas de nossa cidade.
Por Paulo Junior


0 Comentários