Ad Code

Responsive Advertisement

Matrícula pela web em todas as cidades

Novatos poderão se inscrever a partir desta quinta-feira. Há 127 mil novas vagas, 87 mil a menos do que em 2011. São 56 mil oportunidades para RMR e 71 mil para o interior

 / Foto: Priscilla Buhr/JC Imagem

Estão abertas a partir desta quinta-feira (1°) as matrículas para estudantes novatos que desejam ingressar na rede estadual de ensino. A novidade este ano é que todos os alunos do Estado poderão realizar o processo via internet. Antes, apenas os do Grande Recife tinham o benefício. Serão oferecidas 127 mil novas vagas, 87 mil a menos do que em 2011.

Desse total, 56 mil são destinadas a estudantes da Região Metropolitana do Recife (RMR) e 71 mil para o interior do Estado. As inscrições se estendem até 27 de novembro. Após esse período, haverá nova oportunidade, a partir de 1ª de dezembro, por meio do telefone 0800.286.0086.

De acordo com a secretária-executiva de Educação, Margareth Zaponi, a redução na quantidade de vagas se deve a questões demográficas, como o envelhecimento da população e a redução da natalidade. Além disso, a municipalização do ensino infantil também é fator contribuinte. Gradativamente, as turmas iniciais passam a ser de responsabilidade das redes municipais de ensino. Por isso, escolas estaduais não estão abrindo vagas para turmas da educação infantil, de 1ª a 4ª série.

Os alunos que já estudam na rede estadual não precisam fazer a pré-matrícula, pois as vagas já estão asseguradas. O mesmo vale para quem vai migrar da rede municipal para estadual e está cursando, agora em 2012, o 5º ou o 9º ano do ensino fundamental. Os novatos deverão acessar o endereço www.educacao.pe.gov.br. No portal, é preciso indicar dados pessoais do estudante e assinalar três escolas de preferência. O prazo para efetivação é de 7 a 11 de janeiro.

“Pedimos que façam a reserva da vaga pela internet ou pelo telefone para que possamos nos planejar. Caso o aluno encontre alguma dificuldade, pode se matricular de forma presencial. O importante é ninguém ficar fora da escola”, disse o secretário Estadual de Educação, Anderson Gomes.

Das 1.101 escolas da rede estadual, 112 não abrirão vagas. Grande parte é composta por Unidades de Referência em Ensino Médio, como o Ginásio Pernambuco, na Rua da Aurora, na capital. “A prioridade é dos alunos que já estão na rede pública ou virão da rede municipal”, explica o secretário. 


Com os novos alunos, a Secretaria de Educação estima que, em 2013, o Estado tenha, em média, 771 mil estudantes matriculados na rede. Esse número é menor que o registrado em 2012, quando Pernambuco matriculou 813 mil alunos.

Está prevista para 2013 a ampliação na quantidade de escolas de referência. Atualmente, existem 217 unidades. A expectativa é que, próximo ano, 50 novos espaços sejam inaugurados. “Até 2014, serão 300 escolas”, afirma a secretária-executiva, Margareth Zaponi.

Do JC

Postar um comentário

0 Comentários