Federação organizou 15 oficinas gratuitas em municípios do Agreste. Dos 88 cineclubes filiados, 45 estão na Região Metropolitana do Recife.
![]() |
| Alunos preparam o cartaz de cineclube em Belo Jardim. (Foto: Rogerio Bezerra/ Divulgação Fepec) |
A Federação Pernambucana de Cineclubes (Fepec) pretende expandir para o interior do estado a prática de assistir a filmes e debatê-los em grupos. Para tanto, organizou 15 reuniões gratuitas em escolas e movimentos sociais, a fim de realizar a campanha “Para ver, refletir e praticar o cinema: oficinas de cineclubismo no Agreste de Pernambuco”. Encontros já foram realizados em Belo Jardim e, a partir desde a quarta-feira (6), ocorrem em Caruaru, Limoeiro e Surubim.
Em cada município, são oferecidas em média 20 vagas para o público das instituições em que haverá o encontro. No entanto, o público externo pode procurar os locais para verificar a disponibilidade de inscrição (ver abaixo). Nas reuniões, são exibidos filmes e entregues cartilhas que trazem assuntos como formação de cineclube, teoria do cinema, roteiros, estéticas e gêneros cinematográficos.
Quando terminarem as últimas oficinas, no ano que vem, haverá entrega de certificados e um bate-papo entre os participantes e cineastas famosos que já participaram de cineclubes, de acordo com informações da assessoria da campanha. A partir de fevereiro, Taquaritinga do Norte, Agrestina e Tacaimbó, além de novamente Caruaru, receberão outras oficinas. Porém, não há datas marcadas para estes encontros.
Ao final da campanha, o grupo pode até se filiar à Federação e continuar a praticar o cineclubismo. Ainda de acordo com a assessoria, dos 88 cineclubes filiados à Fepec, 45 estão na Região Metropolitana do Recife.
G1 Caruaru e Região








0 Comentários