Ad Code

Responsive Advertisement

PSB quer pesquisas com nome da chapa presidencial


Diante dos últimos levantamentos apontando que o presidenciável pelo PSB, Eduardo Campos, não ultrapassa os 10% das intenções de voto, conselheiros do ex-governador de Pernambuco tentarão colocar em prática uma estratégia a fim de associar a imagem dele à da sua correligionária e ex-ministra de Meio Ambiente Marina Silva (PSB), para o socialista aumentar o seu percentual de votos.

A equipe de Campos pedirá aos institutos de pesquisa para apresentarem os nomes das chapas presidenciais (candidato e vice) completas a partir de junho, quando ocorrem as convenções partidárias, que oficializarão a candidatura dos presidenciáveis. É o que revela, neste domingo (27), a coluna Painel, da Folha de S. Paulo.

Segundo o texto, sondagens internas feitas pelo PSB sugeriram que, atualmente, a chapa atingiria 42% das intenções de voto entre os eleitores que conhecem todos os candidatos. O ex-governador, sozinho, tem 28% deste grupo.

O percentual mencionado pela coluna é divulgado seis dias após uma pesquisa do Instituto Datafolha apontar que, levando em conta os eleitores que disseram "conhecer bem" os postulantes, Campos aparece com 28% dos votos, enquanto a presidente Dilma Rousseff (PT), obtém 26%, e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), figura com 24%.

Outra pesquisa divulgada pelo mesmo instituto no início de abril apontou o ex-governador em terceiro lugar, com 10% dos votos. Já a presidente Dilma Rousseff (PT) apareceu em primeiro (38%), seguida pelo presidenciável do PSDB, senador Aécio Neves (MG), com 16%.

No entanto, Campos também está confiante tendo em vista a experiência que passou em 2006, quando foi candidato pela primeira vez ao governo de Pernambuco. O socialista havia começado a campanha com 6% dos votos e foi eleito, no segundo turno, com 65% dos votos válidos.

A tentativa de "colar" as imagens de Campos e Marina não se deve apenas pelo fato de a ex-ministra no governo Lula ser vice do ex-governador. Em 2010, quando foi candidata à Presidência da República pelo PV, Marina ficou em terceiro lugar, porém com um os inesperados 19,6 milhões de votos.

Além de associar a imagem de Campos à de Marina, o presidenciável pelo PSB pretende visitar cerca de 150 grandes e médios municípios até junho a fim de se tornar mais conhecido. Também vale ressaltar que, no mês passado, o ex-governador passou a morar São Paulo, para ficar mais próximo da população dos principais colégios eleitorais do País – São Paulo, em primeiro, na frente de Minas Gerias e Rio de Janeiro.

PE247



Postar um comentário

0 Comentários