![]() |
Foto: Adriano Monteiro |
![]() |
Foto: Adriano Monteiro |
![]() |
Foto: Adriano Monteiro |
A pauta da noite desta terça-feira, 28, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, foi todo o legado conquistado pela Associação dos Secretários e Dirigentes de Turismo de Pernambuco durante os últimos 25 anos. Em reunião solene, representantes de dezenas de municípios do Estado estiveram presentes, a exemplo de Agrestina, Limoeiro, Bezerros, Lagoa dos Gatos, Taquaritinga do Norte, Bom Jardim, Bonito, Gravatá, Igarassu, Recife e Brejo da Madre de Deus. A cerimônia contou ainda com a presença do Secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras, e da presidente da Fundarpe, Márcia Souto.
"Sabemos do papel social e fundamental da Astur para o turismo de Pernambuco. Hoje o turismo deixou de ser apenas assunto de colunas sociais e entrou na pauta econômica também, embora ainda existam muitos desafios. Sobretudo com essa perspectiva de crescimento, o setor vem recebendo cada vez mais investimentos. Que possamos comemorar muitas datas como esta", disse o deputado Sílvio Costa Filho, que presidiu a reunião, representando o presidente da Assembleia, Guilherme Uchôa.
![]() |
Foto: Adriano Monteiro |
![]() |
Foto: Adriano Monteiro |
O deputado José Humberto, que propôs a homenagem, justificou que "grande parte das conquistas do turismo pernambucano foi através da Astur. A Associação ideia de Cloves Martins, na época secretário em Triunfo, e hoje figura como referência em todo o pais. São mais de 70 associados e inúmeros parceiros, como a Amupe e a Empetur, unidos em prol de um bem comum, o desenvolvimento estadual do turismo. Parabenizamos todos que fazem parte da Astur pelo empenho que teve gerando resultados grandiosos. Podem contar conosco para apoiar projetos nesse sentido".
O parlamentar destacou ainda a realização de seminários, torneios e festivais que visam a promoção dos destinos pernambucanos e apresentou o dado que somente para 2015, a expectativa é oferecer mais de 80 mil leitos aos visitantes, fato que também consolida Pernambuco como destino para o turismo de negócios.
Apontando a persistência necessária para a permanência da Associação por duas décadas e meia, o presidente André Quirino, em discurso, definiu o ocorrido como um "milagre". "As instituições que conseguem passar por essa barreira geracional, saibam que ainda há muitos desafios por vir. Não somos inventores do turismo, que não começa conosco, nem com nossos devaneios e dificuldades. Foi muito antes e por isso é necessário nos declararmos gratos aos criadores da associação, que num momento hostil em plena crise durante o governo do ex-presidente Collor foram corajosos", discursou. Quirino nomeou um a um dos grandes nomes que fizeram história na Astur, pedindo reconhecimento a todos os envolvidos, dos primeiros aos atuais membros. "Continuaremos a empunhar uma bandeira que já recebemos erguida por todos os asturianos", garantiu.
![]() |
Foto: Adriano Monteiro |
Confira todas as fotos da solenidade no slide a seguir.
(Passe o ponteiro do mouse sobre a imagem abaixo para mostrar os comandos do slide)
Por Edméa Ubirajara / Ascom Astur-PE

0 Comentários