Ad Code

Responsive Advertisement

Agrestina participa de audiência pública sobre Cultura

Foto: Adriano Monteiro
Foto: Adriano Monteiro
O município de Agrestina foi representado durante a segunda audiência pública sobre a composição do Conselho Estadual de Política Cultural e do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural, realizada na manhã da última terça-feira (28). Para o diretor de Cultura, Mílvio Leite, a iniciativa funciona como uma aproximação entre a Fundarpe e o Agreste Central. “Foi muito positivo esse encontro. Agrestina vai se inscrever para concorrer nas linguagens de dança, música e cultura popular. Após essa fase, através de vídeo conferência, serão debatidos mais detalhes”, adianta. Mais de 70 pessoas entre artistas, produtores culturais e gestores públicos de várias cidades do Agreste, se encontraram no auditório do Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP para debater a proposta da SecultPE/Fundarpe de reformulação dos conselhos.

Foto: Adriano Monteiro
Para Marcelino Granja, secretário estadual de Cultura, “é momento de darmos mais um passo na democratização de nossas políticas públicas e fortalecer a própria gestão cultural”. Por lei, os dois conselhos são paritários, ou seja, o número de membros do poder público é o mesmo dos representantes da sociedade civil. “Vamos garantir o debate democrático com todos os setores da arte e da cultura do estado, para que seja reunida a mais significativa representação da nossa diversidade cultural e para que possamos implementar, o quanto antes, uma rotina efetiva de cogestão das políticas estaduais de cultura”, complementa o secretário.

Foto: Adriano Monteiro
Entre outras atribuições, caberá ao Conselho Estadual de Política Cultural propor princípios, normas, diretrizes e linhas de ação da política pública, além de aprovar os planos estadual, regionais e setoriais de cultura. Já o Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural terá uma missão mais especializada, focando em deliberações sobre tombamentos e aprovação dos planos de proteção, restauração e intervenção de bens culturais, tanto materiais como imateriais.


Foto: Adriano Monteiro
Por Edméa Ubirajara

Postar um comentário

0 Comentários