
No encontro, participaram também a Secretária Estadual da Criança e da Juventude Raquel Lyra, a Secretária Estadual de Esportes Ana Cavalcanti, a Secretária da Mulher Cristina Buarque e Lizete Costa, representando Laura Gomes, Secretária de Desenvolvimento Social. Também comporam a mesa, representantes da OAB e o Pároco de Bezerros.

Já a prefeita agrestinense Carmen Miriam, falou das conquistas das mulheres ao longo da história, em especial as pernambucanas. Ressaltando a gestão feminina e frisando o olhar diferenciado, meticuloso e amplo que só as mulheres com instinto maternal tem. A petista finalizou com um trecho do refrão da música "Pra não dizer que não falei das flores" de Geraldo Vandré: "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer".
Durante as palestras, o grande público pode elaborar questões através de formulários para as prefeitas e secretárias. Dentre todas as perguntas, as dos estudantes locais que se direcionaram para a Secretária de Esportes do Estado, porém, fugindo um pouco do tema, mas não menos louvável, foram todas respondidas. Foram elas: Quais os programas que o governo já propõe e tem em vista para os esportes?, Existe alguma política por parte da Sec. de Esportes em descobrir talentos? Respondendo as perguntas, a secretária Ana Cavalcanti disse que o governo já conta com o "Esporte Pela Vida", "Time PE", dentre outros já implantados nos municípios. E em relação a segunda pergunta, ela disse que através da união entre a Secretaria de Esportes, Prefeituras e GRES nos jogos escolares é possível não só a descoberta de novos talentos, mas também resgatar o glamour de outrora, que os jogos tinham. Com a participação em massa da juventude somado ao empenho das prefeituras e gerências regionais de ensino.

A reivindicação da maioria é a criação de uma Conselho Estadual para unificar as prefeitas e secretarias das mulheres. Foi solicitado às representantes do governo uma reunião com o governador Eduardo Campos e consecutivamente com a presidente Dilma Rousseff, para apresentar as propostas e experiências vivenciadas no Fórum.
Por fim, a prefeita Bete de Dael discursou sobre sua trajetória e ideia de promover o 1º Fórum de Prefeitas de Pernambuco. Um grupo cultural composto por jovens fantasiados de papangus fecharam com chave de ouro o encontro.
Por Adriano Monteiro

0 Comentários