Ad Code

Responsive Advertisement

1º Fórum de Prefeitas de Pernambuco

Foto: Adriano Monteiro

Foto: Adriano MonteiroFoi sediado em Bezerros nesta quarta-feira (18), o 1º Fórum de Prefeitas de Pernambuco com o tema: Políticas Públicas Para Mulheres - Avanços e Desafios. Idealizado pela prefeita de Bezerros Elizabete Maria Silva de Lima, popularmente conhecida como Bete de Dael, o evento direcionado a todas as prefeitas do estado de Pernambuco, que totaliza 17 municípios liderados por mulheres, puderam expor os avanços de cada gestão, mas também discutir e sugerir assuntos de interesse para a população de cada município e em especial às mulheres.

No encontro, participaram também a Secretária Estadual da Criança e da Juventude Raquel Lyra, a Secretária Estadual de Esportes Ana Cavalcanti, a Secretária da Mulher Cristina Buarque e Lizete Costa, representando Laura Gomes, Secretária de Desenvolvimento Social. Também comporam a mesa, representantes da OAB e o Pároco de Bezerros.

Foto: Adriano MonteiroEm palestra, Raquel Lyra falou dos programas do governo direcionados para a juventude e seus impactos positivos na sociedade pernambucana. A secretária também deu ênfase na importância da atenção na estrutura educacional das crianças desde o princípio de sua vida escolar. Citando e fazendo um comparativo nos gastos que há em manter um jovem recluso da sociedade, com o investimento em sua educação. "Hoje, para mantermos um jovem na FUNASE por exemplo, é necessário um gasto mensal de 5 mil reais", disse Raquel. Ela também destacou a citação de um Neurocientista, quando participou recentemente de um encontro no exterior: "Segundo o especialista, a criança que desenvolve desde cedo a educação, dificilmente entra na vida do crime. Através disso, podemos ter a ideia do quanto importante investirmos em programas voltados para a juventude e em creches", concluiu.

Foto: Adriano Monteiro

Já a prefeita agrestinense Carmen Miriam, falou das conquistas das mulheres ao longo da história, em especial as pernambucanas. Ressaltando a gestão feminina e frisando o olhar diferenciado, meticuloso e amplo que só as mulheres com instinto maternal tem. A petista finalizou com um trecho do refrão da música "Pra não dizer que não falei das flores" de Geraldo Vandré: "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer".

Foto: Adriano Monteiro
Durante as palestras, o grande público pode elaborar questões através de formulários para as prefeitas e secretárias. Dentre todas as perguntas, as dos estudantes locais que se direcionaram para a Secretária de Esportes do Estado, porém, fugindo um pouco do tema, mas não menos louvável, foram todas respondidas. Foram elas: Quais os programas que o governo já propõe e tem em vista para os esportes?,  Existe alguma política por parte da Sec. de Esportes em descobrir talentos? Respondendo as perguntas, a secretária Ana Cavalcanti disse que o governo já conta com o "Esporte Pela Vida", "Time PE", dentre outros já implantados nos municípios. E em relação a segunda pergunta, ela disse que através da união entre a Secretaria de Esportes, Prefeituras e GRES nos jogos escolares é possível não só a descoberta de novos talentos, mas também resgatar o glamour de outrora, que os jogos tinham. Com a participação em massa da juventude somado ao empenho das prefeituras e gerências regionais de ensino. 

Foto: Adriano MonteiroA Secretária Estadual da Mulher Cristina Buarque, lembrou do movimento feminista que lutaram em defesa e para a conquista das mulheres. E levantou a necessidade de cada gestora aprofundar-se na história dessas lutas para estarem a par de toda essência e continuarem quebrando paradigmas e preconceitos que infelizmente ainda existem na sociedade. Inclusive as diferenças entre salários do homem e da mulher.

A reivindicação da maioria é a criação de uma Conselho Estadual para unificar as prefeitas e secretarias das mulheres. Foi solicitado às representantes do governo uma reunião com o governador Eduardo Campos e consecutivamente com a presidente Dilma Rousseff, para apresentar as propostas e experiências vivenciadas no Fórum. 

Foto: Adriano Monteiro

Por fim, a prefeita Bete de Dael discursou sobre sua trajetória e ideia de promover o 1º Fórum de Prefeitas de Pernambuco. Um grupo cultural composto por jovens fantasiados de papangus fecharam com chave de ouro o encontro.

Foto: Adriano Monteiro

Foto: Adriano Monteiro

Por Adriano Monteiro  





Postar um comentário

0 Comentários