João da Costa e Maurício Rands devem efetivar entrada no processo
Principais nomes da prévia que irá definir o candidato do PT à sucessão do Recife, o prefeito João da Costa e o secretário estadual de Governo, Maurício Rands, devem efetivar hoje suas entradas no processo de eleição interna. Ambos deverão se dirigir - possivelmente, em horários diferentes - à sede do PT municipal, no bairro de Santo Amaro, a fim de se inscreverem para disputa. O prazo de inscrições para a prévia abre hoje e se estenderá até a sexta-feira, mas os dois petistas optaram por resolver logo a questão. Desta maneira, a única dúvida até a sexta-feira será a entrada ou não do deputado federal João Paulo (PT), ex-prefeito e hoje desafeto de seu sucessor, João da Costa. No entanto, o parlamentar deve anunciar hoje sua posição política sobre as prévias.
O prefeito receberá mais uma manifestação pública de apoio na sede do PT recifense, por volta do meio-dia. Neste horário, está marcada uma entrevista coletiva com a presença de integrantes de 12 tendências do PT, dez dos 13 presidentes das zonas eleitorais da Capital e dez lideranças do movimento setorial. O presidente do diretório municipal, Oscar Barreto, se reuniu ontem com João da Costa e o convidou para o ato. O grupo entregará um manifesto de apoio à candidatura do prefeito à reeleição.
A iniciativa reforça a ideia que o grupo do gestor tenta passar: a de que sua campanha tem vinculação com militância e representantes dos movimentos populares, enquanto a pré-candidatura de Rands seria abençoada pelas lideranças de mandato do partido. Tal constatação fica clara ao se analisar o lançamento do nome de Rands, em uma reunião da tendência Construindo um Novo Brasil (CNB), realizada no dia 30 de março, em um hotel em Boa Viagem. Na ocasião, estiveram petistas como o senador Humberto Costa; os vereadores Jurandir Liberal, Luiz Eustáquio e Josenildo Sinésio (sendo os últimos dois ex-líderes de João da Costa na Câmara do Recife); o presidente estadual do PT, Pedro Eugênio; os deputados estaduais Isaltino Nascimento, Sérgio Leite e Manoel dos Santos (que não compareceu, mas apoia o nome de Rands); e os agora ex-secretários de João da Costa: Cláudio Ferreira, Gustavo Couto e Renato L.
Na mesma data, na sede do PT recifense, João da Costa fez um pronunciamento, acompanhado pelo presidente do PT municipal, Oscar Barreto; o deputado federal Fernando Ferro; a deputada estadual Teresa Leitão; o secretário municipal de Turismo e deputado estadual licenciado, André Campos; e cerca de 15 vereadores de diversas legendas, entre eles os petistas Jairo Britto e Osmar Ricardo. As prévias estão marcadas para o dia 20 de maio. Para se inscrever, cada candidato precisa levar uma relação com cerca de mil assinaturas, o equivalente a 10% dos votantes do último Processo de Eleições Diretas do PT (PED), ocorrido em 2009. O candidato será escolhido, em um universo de 33 mil filiados, por aqueles que estiverem quites com as mensalidades e possuam pelo menos um ano no partido. No caso de três candidaturas, se o primeiro colocado não obtiver mais de 50% dos votos na prévia, terá de enfrentar o segundo colocado em um segundo turno, marcado para 3 de junho.
Da FolhaPE

0 Comentários