Seis meses após as eleições municipais de 2012, as duas principais lideranças políticas de Primavera, a 81 km do Recife, na Mata Sul de Pernambuco, voltam a travar um novo duelo nas urnas. De um lado, o ex-prefeito Jadeildo Gouveia, o popular Galego do Gás (PR), que perdeu a eleição passada para Rômulo César Moura, o Pão com Ovo (PRTB), por 641 votos.
De outro, Severina Moura, mais conhecida como Naza, mãe de Pão com Ovo, que ficou impedido de disputar o pleito antes mesmo de tomar posse em janeiro passado, quando foi afastado graças a um processo da oposição por abuso do poder econômico. Pão de Ovo foi condenado sob a acusação de distribuir um vale em dinheiro.
No seu lugar foi empossado o presidente da Câmara, Mima da Banca (PSC), apontado por Galego do Gás como uma espécie de “laranja” do adversário. “O prefeito aqui, de fato, é o Pão com Ovo, porque o interino obedece a todas as ordens dele e usa a máquina da prefeitura”, desabafa Galego.
Rômulo ganhou o apelido na época em que era pobre e só se alimentava com pão e o ovo. “Pão com Ovo” ganhou identidade e popularidade, chegou a ser eleito prefeito em 2004 com o apoio de Galego do Gás, mas com este rompeu antes mesmo de ser empossado. Mas só ficou no cargo por apenas 1 ano e três meses, cassado sob a mesma acusação de compra de voto.
Tradicional grupo político da Mata Sul, os Gouveia já reinaram absoluto em três municípios: Amaraji, Escada e Primavera. O resultado da eleição passada foi adverso para o clã, que só conseguiu eleger Jânio Gouveia, em Amaraji. A derrota mais lamentada para eles foi a de Escada, onde Jandelson, esposo da deputada estadual Mary Gouveia, não conseguiu emplacar a reeleição.
Fonte: Blog do Magno Martins
0 Comentários