Ad Code

Responsive Advertisement

Campos denuncia ter conta invadida na internet


A equipe responsável pelas redes sociais da campanha presidencial do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, denunciou, na página oficial que o socialista mantém no facebook, que a conta que Campos e sua vice, a ex-senadora Marina Silva, mantém no Twitter, foi alvo de um ataque feito por robôs. Segundo o post assinado pela #Equipe 40, foi identificado que uma série de perfis falsos estão gerando "um tráfego anormal e artificial, com o possível intuito de criar confusão". Este seria o segundo ataque do gênero sofrido pela campanha e que, neste caso, está sendo atribuído "aos membros da velha política".

Ainda segundo a postagem, o perfil do ataque segue a mesma linha da que teria sido registrada em abril deste ano, quando os perfis falsos, que não possuem seguidores, efetuam "registros automáticos nos perfis de Campos e Marina e replicam perguntas recorrentes".

Para coibir a prática e tentar identificar os autores, a coordenação da campanha estaria em contato direto com o Twitter para "bloquear este tipo de ataque". A postagem atribui o ataque ao que Campos tem chamado rotineiramente de "membros da velha política", além de defender "uma discussão limpa, tanto nas ruas como na internet".

Veja abaixo a postagem de Eduardo Campos sobre o assunto.

Contas no Twitter voltam a ser atacadas

A campanha de Eduardo Campos e de Marina Silva no Twitter está novamente sob ataque de robôs.

Desde a semana passada, perfis falsos, com zero seguidores, se registram automaticamente nos perfis de Eduardo e Marina e replicam perguntas recorrentes.

Em abril de 2014 as mesmas contas foram alvo de ataques. Na época, tanto Eduardo quanto Marina divulgaram nos seus canais de internet o ocorrido.

Os robôs são facilmente identificáveis. Os perfis falsos, automatizados, geram um tráfego anormal e artificial, com o possível intuito de criar confusão. Na época, publicações na internet e na imprensa veicularam informação falsa segundo a qual as campanhas de Eduardo e Marina estariam "inflando" a quantidade de usuários por meio do robôs.

Este é o tipo de confusão que os responsáveis pelo ataque procuram criar.

A campanha de Eduardo e Marina está em contato direto com o Twitter, tanto no sentido de avisá-lo do que está ocorrendo quanto em pedir providências para que a plataforma bloqueie este tipo de ataque, absolutamente nocivo para as boas práticas da comunicação em rede.

Como foi dito em abril passado, a campanha de Eduardo e Marina não compactua jamais com práticas como essas ou com o uso político de perfis "fakes" (falsos). As redes sociais, hoje, são um dos maiores palcos de debate sobre o Brasil atual e o seu futuro enquanto país democrático e socialmente justo. Eduardo e Marina defendem uma discussão limpa, tanto nas ruas como na internet.

Neste sentido, relembramos que quanto mais o debate sobre o novo Brasil se anuncia, mais os membros da velha política se assustam e tentam impedi-lo, também na internet. Mas este debate é inevitável. Quem determina isso é a sociedade brasileira e atacar perfis em redes sociais não impedirá que ele aconteça.

Portal 247

Postar um comentário

0 Comentários