![]() |
Foto: Adriano Monteiro |
A comunidade escolar da Escola Maria Stela Cavalcante, localizada na área quilombola de Agrestina, vivenciou um momento de imersão histórica na última sexta-feira (04) durante a aula inaugural da oficina de xilogravura a ser ministrado a partir desta semana. Os artistas Geovania Alexandre e Ricardo Pessoa explicaram para os pequenos a importância do desenvolvimento do trabalho que fará o ‘Registro e o Resgate da História dos Orixás’ através da técnica desenvolvida de forma diferenciada. A oficina será ministrada, semanalmente aos alunos do estabelecimento de ensino nos dias 9, 16 e 30 de março e no dia 06 de abril, sempre das 14h às 16h.
![]() |
Foto: Adriano Monteiro |
O xilogravurista Ricardo Pessoa aprendeu a técnica com J.Borges, ícone da arte de talhar em madeira imagens do cotidiano nordestino, mas preferiu utilizar a talha de forma contrária, até como forma de valorizar mais a cor preta da tinta, cor está que sempre fez questão de ligar à cultura afrodescendente tão forte no Brasil. Foi justamente pensando em difundir esse tipo de arte tão relegada a poucos que surgiu o projeto aprovado pela Funarte e que agora chega agora Agrestina.
A iniciativa, aprovada pela Fundação Nacional das Artes, chegou ao município após apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, que conta também com a parceria da Secretaria de Educação e Esportes. A comunidade quilombola do município vive no entorno da Vila Pé-de-serra dos Mendes, a cerca de nove quilômetros da sede da cidade. Além de Agrestina, Lagoa dos Gatos também sediará a ação.
![]() |
Fotos: Adriano Monteiro |
Por Edmea Ubirajara / Decom-PMA
0 Comentários