Um dos balões do Projeto Loon, da Google, que tem como objetivo levar internet gratuita até áreas rurais e remotas está nesse momento flutuando entre os municípios de São Joaquim do Monte e Agrestina. Apelidado de HBAL 202, o balão foi registrado pelo jornalista José Batista Neto, do município de São Joaquim do M. "Algumas pessoas devem ter visto um ponto luminoso no céu na tarde deste sábado (15). Consegui registrar usando zoom", disse em uma postagem em seu perfil no Facebook.
O projeto experimental da Google pode enviar sinais de acesso à internet para o solo a uma velocidade semelhante ou até maior à das redes 3G.
Com diâmetro de 15 metros, o balão confeccionado com plástico de três milímetros de espessura é equipado com um painel solar que fornece energia para os sistemas eletrônicos: uma caixa na qual inclui rádios, antenas, um computador de voo e um sistema de controle de altitude que se conectam a estações no solo e à infraestrutura local de internet que por sua vez envia sinais aos balões fazendo com que eles se comuniquem entre si.
Os HBAL's flutuam e se deslocam de acordo com o vento a uma altitude duas vezes maior àquela dos voos com aviões comerciais.
O trajeto do HBAL 202 pode ser acompanhado em tempo real através do link https://www.flightradar24.com/-8.74,-36.01/9
Por Adriano Monteiro. Fotos: José Batista Neto e Flightradar
0 Comentários