Ad Code

Responsive Advertisement

Agrestina - 1º CONFERÊNCIA MUNICIPAL SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL

A Prefeita Carmen Miriam falou do intuito de trazer a conferência junto a CGU, para transparecer ainda mais
para a população a aplicação do dinheiro público no município de Agrestina (Foto: Adriano Monteiro)
Foi realizado em Agrestina nesta quinta-feira (01), a 1ª CONSOCIAL (Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social) e teve como tema: A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública. A iniciativa por parte da Prefeitura Municipal de Agrestina junto a CGU e TCU é reunir contribuições para o incremento da transparência, o fortalecimento da cidadania e a melhoria da gestão pública em Agrestina.

Palestra com o Coordenador Regional da CGU Abelardo Jorge (Foto: Adriano Monteiro)
Convocada pela Prefeita Carmen Miriam, a CONSOCIAL é um espaço democrático no qual, seguindo o modelo federal, foram discutidas e apresentadas propostas para elaboração de um plano nacional sobre transparência e controle social. Na prática, os participantes, formados por 60% da sociedade civil, 30% do poder público e 10% dos conselhos de política pública, abordaram questões referentes a promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos, como também; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública, atuação dos conselhos de políticas públicas como instância de controle e diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.


O evento aconteceu em apenas duas cidades de Pernambuco, sendo Caruaru e Agrestina. Vale salientar que a realização do mesmo é facultativo. Mesmo assim a petista Carmen Miriam fez questão e sediar a conferência, a fim de mostrar a população uma maneira mais transparente de como são aplicados o dinheiro público em Agrestina.


Na CONSOCIAL esteve presente o Coordenador Regional Abelardo Jorge da Controladoria Geral da União que palestrou mostrando a importância da conferência, ressaltando e exemplificando os principais fatores da corrupção.


No final da conferência e após votação, elegeu-se através de votos os delegados que constituirão a comissão composta pela Sociedade Civil, Poder Público. São eles:

Representantes do Poder Público

  1. Andrea Ribeiro Lima
  2. Diego Souza
  3. Esmeran Santos
  4. Marta Maria da Silva
  5. José Ivan Veras
Representantes do Conselho de Políticas Públicas

  1. Esmeralda Santos
  2. Neide Maria Silva de Menezes
Representantes da Sociedade Civil

  1. Carla de Lima
  2. Carlos Gonçalves
  3. Damares
  4. Heleno José da Silva
  5. Maria Aparecida
  6. Ronaldo Alves da Silva
  7. Sandra M. da Silva Veras
  8. Rosilda Rafaela
  9. Monalis Soares

Confiram todas as fotos do evento:


Por Adriano Monteiro

Postar um comentário

0 Comentários