A dificuldade de agregar politicamente foi um dos aspectos apresentados pela corrente majoritária do PT Construindo um Novo Brasil (CNB) para o não apoio à pré-candidatura do prefeito do Recife, João da Costa (PT), para a reeleição. O grupo formalizou na manhã de hoje o apoio ao secretário de Governo do estado, Maurício Rands, para as prévias no partido.
Dentre os pronunciamentos, o líder da corrente, o senador Humberto Costa, destacou o empenho para que as prévias não acontecessem, mas afirmou que João da Costa não correspondeu às expectativas. “Tive absoluto e total comprometimento com o projeto político (do prefeito) desde o início”. Segundo Humberto, as portas sempre estiveram abertas para a conversa, mas o gestor não conseguiu unir e dialogar com os membros do partido e da Frente Popular. De acordo com o senador, até o momento, nenhum dos partidos da frente declarou apoio ao atual prefeito.
Já Rands disse que "essa empreitada precisa ser explicada, mas vai ser compreendida, como já está sendo, desde a gestação". Ele defendeu o aprimoramento da política e o padrão da gestão petista. O pré-candidato disse que vai relançar o projeto do PT, além de ressaltar que vai promover uma prévia de alto nível. "A prévia é um diálogo com todos os filiados do partido".
Procurando dar um ar de isenção, o deputado federal e presidente estadual do partido, Pedro Eugênio, disse que não vai fazer campanha para nenhum dos pré-candidatos petistas. Com tom irônico, cobrou a mesma postura do presidente da municipal, Oscar Barreto, acusado de "agir como líder de torcida" na defesa de João da Costa.
Retomando a palavra, o senador Humberto Costa fez questão expor um quadro de condições e pedidos repassados ao prefeito, mas que não foram atendidos e serviram como base para a realização das prévias. “Propusemos que se mudasse a condução de governo, que houvesse mais diálogo, mais descentralização, mais autonomia. Também propusemos que melhoria na gestão administrativa e política. Nós tivemos na administrativa, mas não na política”, afirmou.
Além de Humberto Costa, estiveram presentes Sérgio Leite, Dilson Peixoto, Isaltino Nascimento, Pedro Eugênio e Josenilso Sinésio.
Do Diário de Pernambuco

0 Comentários