Ad Code

Responsive Advertisement

Arte invade escolas de Agrestina em projeto para formação de grupos de teatro, dança e música

Foto: Adriano Monteiro
Como manter atentos e incentivar a participação de crianças e jovens em manifestações artísticas? A tarefa parece ser difícil, mas a missão foi aceita pela Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude de Agrestina, que reuniu forças com a Secretaria de Educação e Esportes, e já começou movimentando o ambiente escolar nestas quinta-feira (19). Durante os turnos da tarde e da noite uma equipe formada por profissionais de teatro, dança, banda musical e parte do grupo Mazuca de Agrestina realizou apresentações em duas escolas municipais a fim de disseminar a cultura local. Assim, a ação pretende recrutar alunos para as aulas que serão oferecidas gratuitamente pela Prefeitura Municipal a partir de abril.

Foto: Adriano Monteiro
Foto: Adriano Monteiro
A caravana chegou primeiro à Escola Sesquicentenário da Independência e o maracatu apresentado pela professora de dança Inês Araújo já começou a esquentar os ânimos. Em seguida, a Banda Sinfônica Municipal Pulquério José de Souza realizou exibições individuais e coletivas que demonstraram o resultado de ensaios realizados regularmente durante todo o ano. Mas o que fez todos dançarem mesmo foi a Mazuca de Agrestina, com um ritmo alegre e contagiante, que envolve pessoas das mais diversas idades em uma manifestação tipicamente agrestinense. E as risadas ficaram a cargo da dupla de atores Ednilson Leite e Francisco Chicão, que apresentaram com uma apresentação estilo ‘claus’, na qual utiliza-se da figura do palhaço para interpretar. De lá, todos seguiram para a Escola Leonila de Sousa Ribeiro, onde o sucesso das apresentações foi ainda maior. O grupo se apresenta novamente à noite nos mesmos estabelecimentos de ensino e amanhã será a vez da Escola Maria Edelvita.

Foto: Adriano Monteiro
De acordo com o secretário de Cultura, Josenildo Santos, a ação visa divulgar as aulas que a Prefeitura disponibiliza gratuitamente e também formar um público mais consciente do seu papel diante da produção cultural e artística da cidade. “Apresentamos o que a Secretaria disponibiliza e a escola é um bom lugar para fazer isso. Contratamos profissionais para atender à demanda e tudo está disponível para a comunidade. Cada escola poderá formar seus grupos de dança, de teatro e uma banda de música. A partir daí, por exemplo, serão formadas as companhias de dança e teatro de Agrestina para participar de eventos dentro e fora da cidade”, explicou.

Foto: Adriano Monteiro
As aulas de teatro serão às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h; já a dança popular será às segundas e quartas-feiras no mesmo horário; a Mazuca terá ensaios públicos com oficinas às quartas-feiras, às 16h, todas serão realizadas na Casa das Juventudes. Já a banda de música terá ensaios realizados no Centro Cultural, segundas a partir das 19h, quartas das 9h às 11h e das 19h às 22h. Já as escolas da zona rural terão à disposição grupos de mazurca ou outra atividade que queiram desenvolver.

Confira a galeria de imagens:

Escola Sesquicentenário - (Passe o ponteiro do mouse sobre a imagem para mostrar os comandos do slide)

Escola Leonila - (Passe o ponteiro do mouse sobre a imagem para mostrar os comandos do slide)


Por Edméa Ubirajara

Postar um comentário

0 Comentários