![]() |
Foto: Adriano Monteiro |
![]() |
Foto: Adriano Monteiro |
A Prefeitura de Agrestina recebeu, na manhã dessa quinta-feira (19), a visita de três prefeitos da Paraíba interessados em conferir de perto o aterro sanitário que o município mantém, graças a um consórcio com mais quatro cidades.
O encontro aconteceu no Parque Ambiental que está sendo construído na zona urbana de Agrestina, lá estavam presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciências, Tecnologia e Meio Ambiente, Wlademir Félix, os engenheiros ambientais, Derovil Santos e Daniela Santos, e os paraibanos Cristóvão Amaro Filho, prefeito de Cajazeirinhas/PB, Giovana Olímpio, prefeita de São Bentinho/PB, e Joaquim Hugo, prefeito de Riacho dos Cavalos/PE.
De lá o grupo seguiu para o aterro sanitário, possível graças a uma ação consorciada entre os municípios de Agrestina, Bonito, Altinho, Panelas e Belém de Maria para o tratamento adequado dos resíduos sólidos.
O prefeito Joaquim Hugo, que é também presidente do Consórcio do Desenvolvimento do Médio Ipiranga – CONDEMPI, revelou que os municípios do sertão da Paraíba estão bastante atrasados na questão do tratamento de resíduos, mas iniciativas estão sendo tomadas para mudar esse quadro. “Vimos uma reportagem na televisão falando sobre o aterro sanitário de Agrestina, feito através de um consórcio, e nos interessamos muito em desenvolver um projeto parecido nas cidades que fazem parte do Condempi. Essa visita está sendo muito importante, pela experiência que estamos colhendo, e com certeza vamos manter contato”, disse o prefeito.
![]() |
Foto: Adriano Monteiro |
Após a visita ao aterro, os prefeitos seguiram para a sede do Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul de Pernambuco – COMAGSUL, que foi idealizado a partir do consórcio para tratamento de resíduos sólidos e hoje possui multifinalidades. Em seguida o grupo encontrou-se com o Prefeito de Agrestina, Thiago Nunes, onde puderam compartilhar mais conhecimento sobre gestão pública.
O secretário Wlademir Félix ressaltou a importância do intercâmbio de boas práticas entre os municípios e disse que o interesse em visitar Agrestina também foi despertado em outras cidades. “Quatro municípios pernambucanos já fizeram contato, demonstrando interesse em visitar o aterro e conhecer mais sobre o tratamento de resíduos em Agrestina”, revelou o secretário.
Confira a galeria de imagens
(Passe o ponteiro do mouse sobre a imagem para mostrar os comandos do slide)
Por Wanessa Galvão

0 Comentários